Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Administrador legal.


Figura importe na sociedade de advocacia atual é o administrador. De fato a ausência de gestor competente pode não significar o fim de um escritório de advocacia, mas certamente resulta em insucesso.
Administrar significa gerir, controlar, subordinar a regramento superior, e tudo isto com objetivo determinado.
Importante para a administração de escritório de advocacia é o estabelecimento de regras, o que possibilita a cobrança, e que por conseqüência faz com que os objetivos sejam alcançados.
A maior dificuldade encontrada quando se pretende implementar um plano de gestão em uma sociedade de advogados é a alteração da estrutura de funcionamento e do ritmo de trabalho.
O primeiro passo para a implementação de uma forma competente de gestão é a melhoria da estrutura organizacional. Os escritórios devem começar estipulando uma estrutura enxuta, e neste caso, os cortes de gastos são fundamentais, observe-se aqui, que fala-se em corte de gastos e não simplesmente de custos, quer dizer, o corte deve ser feito sobre aquilo que efetivamente não importe lucro razoável à sociedade. Assim, em uma estrutura empresarial o profissional de valor deve significar obtenção de lucros.
São comuns máquinas estruturais, em sociedades empresárias, demasiadamente custosas. E custosa é a maquina operacional que não gera lucros satisfatórios, ou seja, o corte de gastos não deve ser feito através da demissão de profissional com altos subsídios, mas sim com cortes de gastos que não frutifiquem lucros suficientes.
Deste modo, a alta qualidade dos profissionais que integram o quadro pessoal da sociedade pode ser mais custosa, mas, em contra-partida, resulta em atividades de alta lucratividade, já que de alta qualidade técnica.
O administrador de escritório de advocacia não precisa ser profissional da área da administração de empresas, mas deve possuir conhecimentos suficientes, aliás, conhecimento é outro fator fundamental para o funcionamento da estrutura organizacional, ou seja, é fundamental que o administrador conheça toda a estrutura à sua volta, e isto significa, também, conhecer cada funcionário, suas qualidades e limitações, e ainda, possuir sensibilidade para alocá-lo no lugar certo, onde será produtivo no limite máximo.
Os resultados são mediatos, a mudança de estrutura importará gradativamente na mudança de funcionamento e também de ganhos da sociedade de advogados.
Metas devem ser cumpridas, não somente pelos sócios, mas por cada funcionário ou advogado associado, todos devem se adaptar ao trabalho com metas.
Orçamentos e metas devem inexoravelmente ser cumpridos, o acompanhamento deve ser periódico.
Por fim, conclui-se que o bom administrador se ocupa da gestão financeira e administrativa, entende a estrutura do escritório, conhece cada profissional, sabe se utilizar da tecnologia que o cerca, possui objetivos definidos e projeta o futuro com coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário